Confraria do Frango na Púcara

FUNDAÇÃO: 25 de Janeiro de 2020
1º Capítulo de Entronização: 19 de Novembro de 2022
Filiada na FPCG - Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas desde Janeiro de 2023
Website institucional da confraria:
www.confrariadofrangonapucara.pt

HISTORIAL E MISSÃO

Fundada formalmente no dia 25 de janeiro de 2020 no Cartório Notarial de Alcobaça situado na Rua Mercedes e Carlos Campeão, nº5 R/c, em Alcobaça, a Confraria do Frango na Púcara (CFP) partiu da ideia de um grupo de amigos alcobacenses que se reunia em convívios onde não faltava o famoso prato.
A associação nasceu com o objetivo de valorizar e divulgar o património gastronómico e eno-gastronómico da região de Alcobaça, através da promoção de encontros e convívios e da dinamização de atividades sociais, recreativas e culturais – nomeadamente conferências e passeios culturais. Tendo enfrentado as restrições impostas pela pandemia de COVID-19 durante os anos 2020 e 2021, a CFP viria a entronizar os primeiros Confrades, em cerimónia realizada no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro (gentilmente cedido pela Câmara Municipal), no dia 19 de novembro de 2022, tendo como confrarias madrinhas a Confraria da Sopa do Vidreiro (da Marinha Grande) e a Confraria do Arinto de Bucelas.
Com o contributo generoso e fraterno de muitos confrades e amigos, a CFP visa contribuir para a necessária revitalização do centro histórico da cidade de Alcobaça, e também pretende ser proativa na promoção de toda a região divulgando os seus melhores produtos e o seu valioso património material e imaterial: legado de um passado culturalmente riquíssimo.

Para os restaurantes que desejam confeccionar e servir “Frango na Púcara” pela primeira vez, a CFP dá apoio sempre que solicitado e fornece/empresta ao restaurante as tradicionais "púcaras" em barro.

TRAJE

O traje da CFP é idêntico para ambos os sexos e é constituído por 3 elementos: - a capa; - a boina; - o escapulário. O figurino da capa é da autoria da designer Conceição Cabral. A capa é de cor castanha e foi inspirada na atividade da caça da perdiz, já que o surgimento da iguaria denominada Frango na Púcara está relacionado diretamente com uma anterior receita: a Perdiz na Púcara. A capa adota uma frente do tipo retro vintage de caçador. Na feitura da capa é usado um tecido com poliéster e algodão, de modo a tornar a capa leve e de fácil trato. A capa tem uma gola padre e dois machos à frente forrados internamente com chita de Alcobaça de padrão “Belmonte Amarelo”.

A boina é da cor da capa, mas é em bombazina. É uma tradicional boina portuguesa. Também nela se aplicam pequenos detalhes na parte de trás com chita de Alcobaça de padrão “Belmonte Amarelo”.

O escapulário da Confraria é da autoria da confreira-fundadora Dora Franco. O escapulário tira partido da utilização do referido padrão de chita de Alcobaça “Belmonte Amarelo”, realçando as cores da bandeira do município de Alcobaça (amarelo e azul) e segurando um medalhão em bronze, de formato redondo com 70 mm de diâmetro, que contém o logotipo da CFP cunhado em alto relevo na frente do medalhão e que no verso apresenta gravado o seguinte texto: Fundada em 25-01-2020.

 

Gão Mestre:
Luis Manuel Guerra da Silva Rosa
E-Mail:
confrariadofrangonapucara@gmail.com
Contacto:
960042593
Morada:
Rua Costa Veiga, 20 R/c Dt, 2460-028 Alcobaça
facebook:
https://www.facebook.com/groups/199506280081999/
❤️ by Movimento Confrádico